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CHMKT | Como montar uma equipe perfeita.

Bart Cleveland, sócio e diretor de criação da agência McKee Wallwork Cleveland, escreveu recentemente um texto na Advertising Age com dicas fantásticas para as agências de pequeno porte montarem grandes equipes.

Nas menores, diz ele, é muito mais crítico que cada integrante do time caiba perfeitamente na sua posição. Apesar de mais difícil, construir uma equipe vencedora é o grande segredo para sua agência entrar para o rol das melhores do mercado, diz ele. Segundo Cleveland, é essencial que a equipe tenha sincronia, coesão, complementaridade entre cada membro e que a soma seja maior do que as partes. E faz muito sentido.

Para isso, ele sugere alguns passos:

1 – Não contrate apenas pessoas parecidas com você.
“O ideal é você contratar pessoas bem diferentes”, conta Cleveland. “Todos nós temos fraquezas que um bom parceiro pode suprir.” Para isso, ele sugere que você faça uma lista com os membros da sua equipe - incluindo você – na qual, além dos nomes, haja duas colunas: forças e fraquezas. “Preencha todas para cada pessoa. Então, crie um tópico para cada força e fraqueza e liste os integrantes que possuem cada uma.” Com isso, afirma ele, você será capaz de enxergar o quanto um pode suprir as fraquezas do outro e poderá ter uma boa ideia de onde precisa reforçar a sua equipe.

2 – Reconheça quando um integrante não se encaixa na equipe.
“Uma pessoa pode ser um grande talento e ser extremamente prejudicial ao grupo. Outro pode ter menos talento, mas se dar muito bem no trabalho em equipe. Ainda, há aquele que é ruim em tudo. Seja qual for o problema, se um membro não se encaixa na equipe, ele está prejudicando as suas chances de um futuro melhor.” Segundo Cleveland, provavelmente, ele não está feliz e nem você. “Portanto, resolva a situação. Fale diretamente com ele sobre o problema. Decidam juntos como resolver a situação e tome uma atitude. Será melhor para ambos os lados.”

3 – Ajude os integrantes da equipe a se aperfeiçoarem.
“Se isso quer dizer treinamento, pague alguns para sua equipe”, sugere. “Se aperfeiçoamento significa direcionamento, direcione. Seja um mentor, um professor e espere excelência. Uma agência tem os funcionários que merece. Faça seu dever.”

4 – Esteja disposto a ser o cara mal.
Cleveland conta que tendemos a querer que todo mundo goste de nós, e pergunta: “o que você gostaria de ser como dono de agência: o cara que todos gostam, ou o cara que todos respeitam?” Além disso, afirma ele, os empregados não gostam de empregadores que eles não respeitem. “Conquiste o respeito tomando as responsabilidades das promessas que faz aos seus funcionários. Por exemplo, se promete que a agência fará um trabalho grandioso, não há desculpas para um trabalho ruim. Você deve dar a eles a oportunidade de fazer trabalhos de qualidade. Se uma pessoa na equipe estiver indo na direção contrária do restante, você ficará sabendo.” O que vai fazer a diferença, segundo ele, é a rapidez e eficácia com a qual você vai agir. “Isso fará com que as pessoas que ajudarão você a vencer fiquem do seu lado”. Confiança é fundamental.

5 – Mantenha-se calmo.
“Equipes que vencem apreciam o caminho”, conta Cleveland. “Eles não se irritam pois confiam no potencial que possuem. Como líder, você deve ser um exemplo dessa atitude. Portanto, divirta-se.”

6 – Deixe seus funcionários serem eles mesmos.
“Nós trabalhamos muito na nossa agência”, diz Cleveland. “Não necessariamente longas horas, mas horas bem focadas.“ Ele conta que tirar o pé do acelerador não é seu forte, mas isso acaba sendo um problema em alguns momentos. “Felizmente, tenho alguns colegas de confiança que vem ao meu escritório e me avisam que é hora de relaxar. Equipes com integrantes que gostam um dos outros, trabalham muito bem em conjunto. É muito difícil uma equipe assim não vencer”, conclui.


Fonte: chmkt (Carlos Henrique Vilela)
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05/08/09

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